Keblinger

Keblinger

Cuidado! Sua atividade pode ser extinta.

22 março 2010
O que você vê?

Pode ser a lista Páginas Amarelas ou um Caixão?

Na verdade as duas coisas, as “Páginas Amarelas morreu”, pelo menos sua versão em papel, o que era um ícone 20 anos atrás hoje só existe via Internet, afinal tudo está no Google com mapas e muito mais.

Que outras coisas estão morrendo?

Telefone Fixo: Os celulares cada vez mais portáteis, cheio de funções e baratos, vão decretar o fim do telefone fixo.

Classificados: Anunciar em classificados se você tem um mundo muito maior na Internet.


Internet Discada: Já abandonei a mais de 10 anos.

Cd's, DVD´s e a fins: Andar com aquele porta CD´s, se Você pode armazenar tudo em um pen drive ou em algum local na Web.

Filmes fotográficos: Só para trabalhos de arte, nem se encontra mais para vender.

Mapas e Guias em papel: Com o barateamento dos navegadores GPS, quem precisa de mapas e guias em papel.

Cartas: Quando foi á última vez que você enviou uma carta. Não sabe.

Fios: Já não é necessário para ligar mais nada, tudo pode ser feito sem fio e barato.

Agora vamos transpor está realidade para aquilo que você faz.

Qual o futuro da sua atividade?

Ela poderá ser substituída ou transformada radicalmente pelas novas tecnologias?

Que competências você deve ter daqui a 2, 5 ou 10 anos para não virar um dinossauro?

Você está se preparando para não ficar obsoleto ou extinto?

Saiu um artigo na revista Time onde o consultor e guru do marketing Tom Peters afirma que mais de 90% das ocupações executivas hoje conhecidas desaparecerão ou serão totalmente modificadas nos próximos 15 anos. Ele não é o único a fazer está colocação, vários especialistas e pesquisas inclusive no Brasil indicam está tendência.

Alguns exemplos de atividades que podem transformar-se radicalmente ou até sumir pela adoção de novas tecnologias.

Corretores e Vendedores (Imóveis, Seguros, Automóveis, Eletroeletrônicos, etc.)
Com o acesso tecnológico cada vez mais amplo, os Clientes fazem pesquisas, comparam preços, colhem opiniões, verificam a idoneidade do fornecedor e tomam suas decisões muito antes de se dirigir ao ponto de venda físico, na maioria das vezes com muito mais detalhes do que o corretor ou vendedor podem ter. Sendo assim, o corretor ou vendedor como alguém que apresenta o produto e convence o cliente a comprar já não tem razão de ser. O papel de atender o Cliente deverá ser diferente, talvez ficar mais parecido com o papel da hostess de restaurante. Hostess é o profissional responsável em receber os clientes e garantir que as coisas aconteçam corretamente sem imprevistos, por exemplo: “se o restaurante diz que o tempo de espera é de 20 minutos uma das funções da hostess é fazer com que isto aconteça”. Hostess não é o garçom que serve nem o maitre que gerencia, é a ponte entre o Cliente e a Empresa. Já deu para perceber que quem atua como corretor ou vendedor vai ter que desaprender muita coisa e aprender um monte de coisas novas.

Professores, Treinadores, Educadores, etc.
Deverão sofrer mudanças substanciais na sua atividade. Mais que conhecimento sobre a matéria que ministra estes profissionais terão que ser também especialistas em orientar seus alunos em como pesquisar e separar o que é importante do que não é para o aprendizado. Terão que saber manipular ferramentas para montar apresentações, fazer web aulas, participar de redes sociais e prestar atendimento customizado aos seus alunos. O professor com certeza vai sair da sala de aula física e irá para dentro do computador.

Despachante, Carteiro, Operador de Caixa, Jornaleiro, Funções Administrativas, etc.
Bom. Não vejo muita saída para estás atividades, devem ser extintas, o que oferecem ao Cliente poderá ser feito pelo próprio cliente on-line.

Não é só a “Páginas Amarelas” que morreu, qualquer atividade profissional pode ser extinta ou se transformar radicalmente pelo avanço das novas tecnologias. Analise o que você faz, veja as tendências, revise seus objetivos profissionais, prepare-se, procure alternativas.

Veja algumas novas atividades profissionais que já estão sendo procuradas.

Gerenciamento de Eco-Relação - Profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.

Innovation Officer - Cabe a ele interagir com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações.

Gerenciamento de Marketing E-Commerce - Gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.

Conselheiros de Aposentadoria - Profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.

Desenvolvimento de Educação Continuada - Responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários qualificados a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização.

Gerenciamento de Propaganda On line - Desenvolve, implementa e gerencia a estratégia de propaganda com a utilização de web site, redes sociais, etc.

Especialistas em Simplicidade - Profissionais que simplificarão e melhorarão a eficiência da tecnologia na empresa.

Garimpeiro de Informação – Com o volume de dados crescendo exponencialmente este profissional tem a função de extrair informações e conhecimentos utilizáveis dessa montanha de dados, apontando padrões de comportamento que poderão ser utilizados por outras áreas como marketing, engenharia, finanças,vendas, etc.

Especialista de manutenção on line – Para aqueles com dificuldade em programar sua TV, ligar o DVD novinho em folha, possivelmente terão dificuldades em fazer funcionar a TV holográfica em três dimensões que estará disponível em breve. Diagnósticos remotos poderão ser oferecidos pelo sistema de atendimento das empresas que produzem os aparelhos domésticos, mas ainda serão necessários os especialistas em manutenção, que certamente atenderão por vídeo conferência ou pelo sistema clique-e-fale dos computadores.

Publicitários Segmentados – A publicidade está cada dia mais segmentada, trabalhando com anúncios dirigidos para grupos específicos. As peças publicitárias serão produzidas de modo à praticamente capturar a atenção do Cliente com o uso de aromas e sabores, remetendo a mensagem diretamente para o cérebro. Isso exigirá um profissional com conhecimentos em várias áreas diferentes.

Nexialistas – Os nexialistas são generalistas especializados, não dão as respostas, mas buscam encontrar o nexo nas informações. São pessoas muito bem informadas e “antenadas” com o que passa no mundo e serão responsáveis em por um pouco de ordem no caos, na confusão, no excesso de informação. É o profissional que não sabe tudo, mas sabe onde procurar as oportunidades.

Já parou para pensar se sua atividade ou negócio vai se transformar radicalmente. Pois pense antes de ser extinto.
Enciclopédias: Tudo que você precisa para uma pesquisa está na Internet e de graça, Só precisa saber pesquisar. Cadê sua BARSA com 22 volumes?

0 comentários:

 

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O FOGO.

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - A RODA.

CONVERSAR ON-LINE

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O 1º PASSO É SEU.

RECEBA BOX H NO SEU E-MAIL.

Copyright 2008-2012 © HOME I Homero Fischer All Rights Reserved • Design by Dzignine