Keblinger

Keblinger

Reativo ou Proativo?

11 março 2010
Um dos principais problemas para o crescimento profissional é a acomodação e a inércia.

Aquela postura de acostumar com a rotina e ir deixando as coisas acontecerem. Vejo muitos profissionais e até proprietários de negócios nesta situação, onde a vontade de mudar e melhorar esta anestesiada.

As desculpas são sempre as mesmas, não dá para fazer nada diferente agora, estou muito ocupado,


O crescimento profissional é uma conquista, e não se conquista nada esperando a coisa vir até a gente, analise as frases a seguir e diga se você concorda com elas:

  • Creio que grande parte da dificuldade que enfrento atualmente no trabalho/negócio deve-se a situação de mercado, ou a política do governo ou a minha falta de capital?
  • Em uma situação nova que surge você prefere: “esperar para ver o que vai acontecer e só depois tomar uma decisão?
  • Quando você vai ao médico e ele da o diagnóstico você ouve sem questionar?
  • Você tende a ler as mesmas revistas ou jornais todos os dias?
  • Você vê TV todos os dias e na maioria das vezes sempre os mesmos programas?
  • O último livro que você leu foi a mais de 3 meses?
  • Você acredita que mudar os políticos atuais por políticos melhores é a solução para o Brasil?
  • Seu trabalho rotineiro é impecável, e dificilmente alguém poderia fazer melhor ou substituí-lo?
  • Quando viaja para algum lugar turístico, você visita apenas os locais indicados pelos guias, revistas, amigos, etc?
  • A última vez que você criou algo novo no seu trabalho, qualquer coisa, foi a mais de 90 dias?
  • Você acredita que a prefeitura deveria criar um sistema de coleta seletiva de lixo?
  • Você acredita que na grande maioria das vezes, sempre tem a razão (com o chefe, com sua esposa e familiares, no trânsito, etc.)?

Se você respondeu “sim” à maioria das questões acima, provavelmente seu comportamento é mais reativo que proativo, você está agindo passivamente esperando as coisas acontecerem, perdendo oportunidades e deixando a vida passar.

Como ser mais proativo?

Pare e Observe - Você poderá aprender muitas coisas novas e agir de forma mais eficaz se parar algum tempo por dia para observar e refletir sobre o que faz e pensa - seja consultor de si próprio!

Escreva suas idéias e pensamentos - Mesmo que, aparentemente, sejam absurdos. Aos poucos, você irá ordenar seus conhecimentos e observações para aplicações práticas.

Não seja imediatista - Ao perceber mudanças ocorrendo, não faça a primeira coisa que lhe vem à mente. Reflita. Pergunte. Consulte. Pesquise na internet. Leia. Aprenda. Depois, pratique.

Cuidado com o seu Ego - Pare de se elogiar. Pergunte para as pessoas o que elas pensam sobre você; nem sempre eles estarão certas, nem você deve ficar chateado com algum comentário, o que importa é analisar as críticas, muitas podem ter alguma base - que tal mudar de atitude?

Não seja igual a todo mundo - Você votou naquele candidato porque a pesquisa de opinião pública o levou a isto? Você está errado. Não pense igual, pense independentemente! Saia do lugar comum. Seja diferente. Como disse o escritor Nelson Rodrigues “toda unanimidade é burra”

Ouse mudar - O que aconteceria se você mudasse (para melhor)? Então, motive-se, de o primeiro passo, faça algo agora (mas faça com consciência). Arrisque pular para fora do aquário que você está.

Veja os problemas por vários ângulos - Será que o seu dia-a-dia tem que ser do jeito que é? Alguém pensa diferente? Por quê? Não acredite em tudo o que a ciência, a religião, os filósofos e ideólogos despejam na mídia! Pesquise e comece a ter idéias próprias!

Contribua com alguma causa social - Não é dar dinheiro para alguma entidade, é dar seu tempo e seu empenho. Você enxergará os problemas humanos de outro ângulo; verá que seus problemas são minúsculos, diante da imensidão das necessidades dos outros.

Tenha amigos que lhe digam a verdade na cara - Eu detesto pessoas bajuladoras, aquelas que fazem elogios gratuitos. Fujo deles. Meus melhores amigos são os corajosos. São aqueles que têm a coragem de dizer que estou errado, e por quê. Estes amigos valem ouro, eu valorizo e prefiro.

Saiba que você vai errar muito - Não se estresse, o importante é entender o que foi feito de errado, aprender com o erro e não fazer de novo. A vida não é ter experiência, más o que você fez com a experiência que teve.

A diferença entre ser Reativo e Proativo é uma questão de Atitude pessoal, está dentro de você, não fora. Quando seu comportamento é proativo um monte de gente começa seguir você. Veja o vídeo.


sem tempo e com um monte de problemas. Problemas sempre vão existir e precisam ser enfrentados de maneira proativa, e não apenas reagindo ao que acontece.

0 comentários:

 

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O FOGO.

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - A RODA.

CONVERSAR ON-LINE

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O 1º PASSO É SEU.

RECEBA BOX H NO SEU E-MAIL.

Copyright 2008-2012 © HOME I Homero Fischer All Rights Reserved • Design by Dzignine