Keblinger

Keblinger

12 Passos para conquistar o emprego ideal.

06 maio 2010
Faça uma análise crítica dos seus pontos fortes e fracos, quais as competências que você tem e quais as suas deficiências. Se possível tente suprir o que falta. Liste também seus diferenciais para a função.

Defina qual seu objetivo profissional para os próximos 1, 5 e 10 anos. Descreva o mais minuciosamente possível onde e como você quer estar nestes períodos.
Definido o quadro de curto, médio e longo prazo, comece a fazer uma descrição de trás para frente sobre sua carreira. Por exemplo, pegue o que você escreveu para daqui a 5 anos e escreva onde você deveria estar no 4º, 3º, 2º, 1º até o dia atual; como se estivesse descendo uma escada, onde o último degrau é o seu objetivo final e o primeiro degrau seu momento atual. Pronto, agora você já tem um parâmetro para buscar uma colocação.

Faça uma lista das empresas que você acredita podem propiciar a você atingir o seu objetivo profissional definido; pesquise com amigos, em revistas, jornais, internet, ou qualquer outro lugar.

Pesquise tudo que puder sobre a empresa, seus objetivos, projetos, imagem, resultados, etc.

Tente descobrir quem o executivo ou gerente que decide pela contratação na sua área, nome, idade, e-mail, etc. Se você é da área de vendas, descubra quem é o gerente comercial, se você é da área de tecnologia, descubra quem é o responsável pela gestão de TI da empresa alvo, e assim por diante.

Estude quais as dificuldades, inovações e necessidades de cada empresa que você selecionou. Monte um pequeno projeto (uma página com 3 ou 4 itens). Agora escreva ao lado de cada situação como você poderia resolver as dificuldades, propor inovações e suprir as necessidades. Sempre na sua área.

Defina qual sua estratégia de Marketing Pessoal, para cada empresa e para cada pessoa responsável pela decisão de contratação. Através de e-mail, redes sociais, amigos, feiras, associações de classe, etc.

Começe fazer seu Marketing Pessoal. Por exemplo, envie regularmente algum texto sobre sua visão de como a empresa poderia fazer para resolver alguma dificuldade na área específica; como poderia inovar em algo que está fazendo para gerar melhores resultados. Outra maneira é participar da comunidade virtual que o responsável pela contratação faz parte, inicie apresentando sugestões e interagindo com ele; sempre mostrando como você pode ajudá-lo profissionalmente.

10º Passado algum tempo, a pessoa já vai saber seu nome e quem você é, neste momento, agende um encontro com ele para conversar pessoalmente, pode ser um almoço, um happy hour, um congresso, etc. Fale que você tem propostas interessantes para apresentar para ele, área e empresa.

11º No encontro, leve seu currículo e entregue para a pessoa. Faça seu currículo voltado para a empresa e para ele, usando as palavras que ele usa, as questões que ele acha interessante, etc. Faça isto caso a caso, ou seja, seu currículo é personalizado e customizado para cada contato.

12º O passo mais importante dos 12 passos. Pare de reclamar da sua situação profissional e parta para ação. Nenhuma agência de colocação, headhunter ou amigo vai fazer por você estes 12 passos. O trabalho é seu, e cabe você pensar e agir para conquistar o seu emprego ideal. (para saber mais entre em contato).


0 comentários:

 

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O FOGO.

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - A RODA.

CONVERSAR ON-LINE

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O 1º PASSO É SEU.

RECEBA BOX H NO SEU E-MAIL.

Copyright 2008-2012 © HOME I Homero Fischer All Rights Reserved • Design by Dzignine