Keblinger

Keblinger

Ação de Marketing Boa e Barata Existe?

22 setembro 2010

Será possível realizar uma ação de Marketing que ao mesmo tempo, cause impacto no cliente e tenha um custo muito barato?

Para quem acredita, como eu, que a criatividade é mais importante que o dinheiro gasto, sim pode.

É o que fez a Ogilvy Brasil em conjunto com o Bar Aurora e o Boteco Ferraz em São Paulo.

O objetivo da ação era conscientizar os freqüentadores sobre o problema de beber e dirigir. A idéia básica foi agregar nas contas dos Clientes os custos de um possível acidente de automóvel por dirigir alcoolizado, como por exemplo: médico, UTI, diária de hospital, medicamentos, etc.

O resultado foi um sucesso e causou a maior repercussão (inclusive internacional), além de ter um custo mínimo de realização. Mas, por que a ação foi um sucesso:
  • Houve uma causa a ser defendida. Os bares mostraram aos clientes que, não estavam só preocupados com quantidade de bebidas que os Clientes consumiam, mas também, no seu bem estar e integridade.Lição: Tenha uma causa a ser defendida e uma real preocupação com os clientes.
  • Houve impacto. A ação foi inovadora e chocou quem recebia a conta, saiu do lugar comum e da mesmice. Lição: Ação de Marketing que não tenha impacto no Cliente, não funciona.
  • Houve gastos pequenos. A ação não demandou grandes investimentos, na verdade seu custo foi o de agregar os itens de custos de hospital, UTI no programa de gerenciamento de comandas dos próprios bares, treinamento dos funcionários para a ação e só. Não foi feito um único cartaz, comercial de TV ou algo parecido. Lição: O que conta é ousadia e criatividade, não a grana gasta.
  • A ação foi marcante nos Clientes. Com certeza, os clientes nunca mais irão esquecer-se da conta que receberam, irão contar para os amigos e conhecidos e sempre irão lembrar-se do Bar Aurora e do Boteco Ferraz com um lugar diferente. Lição: Ações de Marketing devem ser marcantes para os Clientes.
Resumindo: É possível fazer ações de Marketing boas e baratas, usando de criatividade e ousadia, apenas saindo do lugar comum.

Obs.: Não adianta copiar a idéia para o seu negócio, pois ela não irá mais funcionar, crie uma nova idéia usando as lições acima. Está com dificuldade para fazer uma ação de Marketing diferenciada, entre em contato.




0 comentários:

 

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O FOGO.

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - A RODA.

CONVERSAR ON-LINE

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O 1º PASSO É SEU.

RECEBA BOX H NO SEU E-MAIL.

Copyright 2008-2012 © HOME I Homero Fischer All Rights Reserved • Design by Dzignine