Keblinger

Keblinger

Motivos para Empreender ou Não.

04 novembro 2010
Procuro observar no meu dia-a-dia quais os desejos profissionais das pessoas com quem converso.

Destas minhas observações conclui que existem três grandes categorias de desejos profissionais:

1 – Há pessoas que estão bem sendo funcionárias de uma empresa, e querem construir uma carreira.

2 - Há pessoas que desejam prestar concurso público, para ter estabilidade, ganho garantido e tranqüilidade.


3 – Há pessoas que desejam abrir um negócio próprio.

Vamos focar nesta terceira categoria de pessoas, as pessoas que desejam abrir seu próprio negócio.

Para não engrossar as estatísticas de fracasso, é importante testar as percepções e motivações pessoais antes de abrir o próprio negócio.

Para ajudar, vou apresentar algumas dicas com base em um artigo de Martin Zwilling, CEO e Fundador da Startup Professionals Inc. (link do site: Startup Professionals Musings).

Segundo ele, o candidato a empreendedor deve considerar todas as alternativas na hora de se aventurar no seu próprio negócio; principalmente se está sendo impulsionado por uma das seguintes motivações:

Estou cansado de trabalhar duro e ficar estressado o tempo todo.

Empreender um negócio próprio é mais trabalho duro e mais stress do que qualquer empregado jamais sonhará em ter. Engano quem pensa que, problemas pessoais e estresse irão embora porque abriu seu próprio negócio. Se a sua motivação é fugir da carga de trabalho e do estresse, ela está errada, a tendência é que este dois aspectos aumentem quando se opta em ser um empreendedor.

É o meu hobby, porque não fazer dele um negócio?

Tá certo, existem casos de pessoas que transformaram seu hobby em um negócio, mas são exceções. O problema é que a maioria dos hobbies custa dinheiro, ao invés de dar dinheiro. Só porque você gosta de fazer algo não significa que alguém pagaria para fazê-lo também. Pense a respeito desta motivação, antes de abrir um negócio com base no seu hobby pessoal.

Não encontro um trabalho no qual eu me encaixe.

Talvez seja uma questão de vocação não trabalhada, jeito de ser, imposição social ou familiar, orgulho, etc. A primeira coisa é saber, porquê do não se encaixar em nenhum trabalho; caso seja necessário procure ajuda profissional. Abrir um negócio por este motivo não vai resolver o problema, provavelmente passado algum tempo, descobre-se que montou algo que não se encaixa. Descubra os motivos do não se encaixar antes de empreender algo.

Minha família sempre teve negócio próprio.

Bons empreendedores realmente possuem algumas qualidades inatas, mas, não está provado que ser um empreender é uma característica herdada. Se suas paixões e motivações estão em outro lugar, não tente administrar os negócios da sua família ou montar algum empreendimento só para provar algo para os parentes. Você é distinto e único, pode ter sucesso em outra coisa, e não ser um empresário.

Tenho algum dinheiro guardado, abrir um negócio é um bom investimento.

É bem difícil começar uma empresa completamente sem dinheiro, porém, o fato de você tê-lo não significa que deve abrir uma empresa, além do mais, abrir um negócio é um investimento de risco e exige muito mais que apenas dinheiro, exige dedicação de corpo e alma. Se você está disposto a se dedicar tudo bem.

Tenho tempo ocioso e gostaria de ter uma segunda renda.

Empreender não pode ser considerado um segundo trabalho. Se você precisa de dinheiro, recomendo procurar um trabalho de meio período em uma empresa já existente. Empreender é trabalho em tempo integral.

Não suporto ter chefe e ser empregado.

Quando você começa uma empresa seus clientes, fornecedores, investidores, sócios, funcionários e um monte de outras pessoas, se tornarão seus novos “chefes”. E elas provavelmente serão mais difíceis de agradar que seu atual chefe. Pense nisso.

Meus amigos têm negócios e estão se dando bem.

Não acredite na maioria das conversas do seu círculo social. A maioria das pessoas vêem só “as pingas” que os empreendedores tomam, não “os tombos” que levam. Não é uma boa motivação para iniciar um negócio.

Quero ser rico, vou abrir minha própria empresa.

Se ficar rico for seu único sonho, empreender pode ser algo desmotivador. Não há muitas evidências de que empreendedores ganhem, na média, mais dinheiro do que outros profissionais. As evidências só comprovam que o risco de falência ao empreender é maior que o risco de um funcionário de empresa perder dinheiro. Empreender é um propósito pessoal e íntimo, ficar rico é conseqüência de um trabalho bem feito.

Meu objetivo é contribuir em algo para a sociedade

Isso é algo que deve motivar um empreendedor, mas coloque-o como algo que venha como prioridade após sua empresa ter algum sucesso e ter mais recursos. Porém, se mudar o mundo é sua maior motivação, e dinheiro não é uma preocupação, então faça, e não deixe nada o fazer parar.


Não deixe de empreender, mas antes de fazê-lo teste profundamente qual é sua motivação para iniciar um negócio, ela deve estar dentro de você, não fora, só assim você inicia com o pé direito.

Veja a historia do fundador da Honda e comprove o que estou dizendo.


0 comentários:

 

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O FOGO.

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - A RODA.

CONVERSAR ON-LINE

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O 1º PASSO É SEU.

RECEBA BOX H NO SEU E-MAIL.

Copyright 2008-2012 © HOME I Homero Fischer All Rights Reserved • Design by Dzignine