Keblinger

Keblinger

Você tem 500 habilidades para usar.

29 novembro 2010
Segundo o consultor e escritor especializado em planejamento de vida e carreira, Richard N. Bolles, (autor do livro Qual a Cor do Seu Pára-Quedas? sugiro a leitura) todas as pessoas, pobres, ricas, jovens, idosas, instruídas ou não, têm pelo menos 500 habilidades.

A questão é saber quais são elas. Todos nascemos com talentos; identificá-los é o mais importante. Para Richard existe basicamente três tipos de habilidades, e podemos classificá-las em três categorias: verbos, substantivos e adjetivos. 



Algumas habilidades são verbos, coisas que fazemos.

Exemplos: pintar, costurar, construir, dirigir, comunicar, persuadir, motivar, negociar, calcular, organizar, planejar, memorizar, pesquisar, sintetizar, etc.

São habilidades transferíveis ou também chamadas de talentos, dons e “habilidades naturais”. Freqüentemente são forças inatas. Algumas pessoas, por exemplo, nascem sabendo negociar, mas se não é o seu caso você pode em geral, aprender à medida que cresce. Assim, algumas dessas habilidades são “adquiridas”. Essas habilidades muito raramente se perdem.

Elas são as chamadas habilidades transferíveis porque podem ser transferidas de uma atividade para outra e usadas em várias áreas ,independentemente da freqüência com que você muda de profissão ou atividade.

Essas habilidades são coisas que você faz bem em um desses três campos: com pessoas, com coisas e com dados, informações e idéias. A maioria de nós tem inclinação para trabalhar primeiramente com pessoas, coisas ou dados. E por quê? Porque é nesses campos que usamos as habilidades de que mais gostamos. 

Algumas habilidades são substantivos, temas e assuntos que você domina.

Exemplos: computadores, inglês, antiguidades, flores, cores, moda, planilhas, música, equipamentos, dados, gráficos, mercados, etc.

São as habilidades de conhecimento. São assuntos sobre os quais você sabe algo e que gosta de usar em seu trabalho. São freqüentemente chamadas de “suas especialidades”.

Você as adquiriu com o passar dos anos, por meio do aprendizado (formal ou informal), como a escola, a vivência, os livros ou um mentor. Quais delas você realmente adora usar? Esse é o segundo conjunto de habilidades que você tem a oferecer ao mundo. 

Algumas habilidades são adjetivos e advérbios, características pessoais. 

Exemplos: ser preciso, adaptável, criativo, confiável, flexível, metódico, persistente, pontual, responsável, autoconfiante, educado, gentil, atencioso, etc.

São suas características pessoais. Características pessoais são as formas como você controla a si mesmo, o modo como se disciplina. Elas conferem estilo às suas habilidades transferíveis. São freqüentemente desenvolvidas somente por meio da experiência e da vivência.

Nas conversas cotidianas, falamos de nossas características pessoais como se elas flutuassem livremente no ar: “Eu sou confiável; sou criativo; sou pontual.”
Mas, na realidade, as características pessoais estão sempre ligadas às nossas habilidades transferíveis.

Por exemplo, se a sua habilidade predileta é “pesquisar”, suas características pessoais descrevem ou modificam o modo como você faz sua “pesquisa”. Você pode fazê-la de modo metódico, criativo ou confiável por exemplo. Esses estilos, essas autodisciplinas são a terceira coisa que você tem para oferecer ao mundo.

O modo como você combina esses três tipos de habilidades é o que faz de você um ser único e diferente. 

Descobrindo suas 500 habilidades. 

O importante é você descobrir as suas habilidades transferíveis, de conhecimento e características pessoais e utilizá-las na sua atividade.

Para fazer isso, pegue uma folha de papel e vá anotando todas as palavras que você acredita o descrevem; interessante seria solicitar que amigos, parentes e colegas dessem sua opinião.

Quando você tiver uma lista de aproximadamente 500 palavras comece a classificar as palavras nas três categorias (verbos, substantivos e adjetivos).

Terminado este trabalho faça uma análise do que encontrou quantas palavras são verbos, quantas são substantivos e quantas são adjetivos, qual categoria tem mais palavras, qual a divisão percentual das três categorias, e assim por diante.

Você vai descobrir coisas muito interessantes e poderá orientar suas atividades, objetivos e planos para aquelas habilidades que são mais peculiares em você. 

Bruce Lee fez isso.

0 comentários:

 

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O FOGO.

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - A RODA.

CONVERSAR ON-LINE

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O 1º PASSO É SEU.

RECEBA BOX H NO SEU E-MAIL.

Copyright 2008-2012 © HOME I Homero Fischer All Rights Reserved • Design by Dzignine