Keblinger

Keblinger

Conceito ZIPCAR.

01 junho 2011
No imaginário das pessoas, principalmente no Brasil o automóvel ainda tem aquele ar de glamour, que proporciona a seu proprietário a independência de ir e vir. Por isso, talvez, é que não gostamos de emprestar nosso automóvel ou qualquer pequeno barulho nos causa mal-estar e preocupação.

Ao mesmo tempo em que está paixão existe a realidade atual mostra um mundo cada vez mais complicado para ir e vir de automóvel nas cidades, principalmente nos grandes centros, além de toda a preocupação com o efeito do automóvel no meio ambiente.

Toda está introdução para dizer que, como muitas outras pessoas eu ainda não estou preparado para viver sem um automóvel estacionado na porta. Mas um conceito como o da ZIPCAR pode mudar está maneira de ver o automóvel.

A idéia da ZIPCAR surgiu da fundadora, Robin Chase, quando estava tomando café, em Cambridge com uma amiga alemã que lhe contou que em Berlim havia uma empresa que alugava carros à hora.

A idéia sensibilizou Robin, que pensava muitas vezes em como ter um segundo carro na família, mas considerava que o custo era excessivo. As duas amigas decidiram, então, criar a ZIPCAR.

A ZIPCAR é hoje a maior empresa de “car-sharing” do mundo, com 6.000 veículos e 275.000 sócios em 49 cidades dos Estados Unidos e ainda em Vancouver, Toronto e Londres.

A empresa está carregada de inovação e de tecnologia de comunicação e de informação, ao ponto de a empresa conseguir operar com apenas 250 pessoas. Tudo é tratado pela Internet ou pelo iPhone, pelos próprios clientes usuários, que assumem a maior parte do trabalho.

Os clientes recebem um cartão (zipcard) que lhes dá acesso aos automóveis. Os automóveis estão estacionados nos bairros das cidades, com as chaves na ignição, e equipados com uma “caixa preta” ligada ao Centro de Operações da ZIPCAR

A partir do momento em que um carro é reservado pela Internet, o Centro de Operações envia automaticamente à caixa preta do carro uma mensagem que possibilita que o zipcard, do cliente que efetuou a reserva possa abrir e utilizar o veículo.

Quando o carro é devolvido no local de estacionamento, algumas horas ou dias depois, os custos são debitados diretamente da conta do cliente, que pode ser paga através de uma mensalidade ou por utilização.

Muito mais simples do que alugar um veículo da maneira tradicional e quase tão simples como utilizar um carro próprio. Embora o automóvel seja para nós um símbolo de liberdade, sendo realistas, temos de concordar que, muitas vezes, só nos traz problemas e cria dependência. 

Segundo a ZIPCAR este conceito tem a vantagem adicional de retirar das cidades entre 15 e 20 veículos para cada ZIPCAR disponível, além de permitir que o cliente economize em torno de US 500/mês em despesas na manutenção de um veículo próprio.

O conceito é inovador e já chegou aqui no Brasil, mais em especificamente em São Paulo através da ZAZCAR que está localizada próxima a região da av. Paulista.

Sites: ZIPCAR e ZAZCAR 






0 comentários:

 

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O FOGO.

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - A RODA.

CONVERSAR ON-LINE

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O 1º PASSO É SEU.

RECEBA BOX H NO SEU E-MAIL.

Copyright 2008-2012 © HOME I Homero Fischer All Rights Reserved • Design by Dzignine