Keblinger

Keblinger

Branca de Neve + 7 anões. Por que não 8?

19 setembro 2011
Será que o 8º anão não era anão e cresceu normal. Creio que não foi isto que aconteceu.

O mais provável é que só havia 7 anões porque Branca de Neve não conseguiria lembrar mais que sete nomes.

É uma limitação não só dela, mas de todos nós, várias pesquisas indicam que temos dificuldade de lembrar mais que sete, nomes, informações, datas, números, apresentações, etc. 


Isto se deve as várias memórias que temos, elas atendem a múltiplos propósitos, no entanto nosso foco no dia-a-dia é sempre sobre a memória de curto prazo, a memória de trabalho.

A memória de trabalho é para o cérebro o que é a memória RAM para seu PC. Ela armazena informações utilizadas para o processamento da tarefa imediata, sendo passageira. Quando a pessoa desloca o foco para outra coisa, algumas informações que estavam guardadas são eliminadas. 

A memória RAM do seu PC lembra vários dados que você está trabalhando no momento, mudou de programa ou aplicativo, o que estava nela é eliminado, nosso cérebro é assim também.

O número mágico sete, mais ou menos dois, é uma informação altamente citada em vários artigos, está baseada no trabalho realizado por George Miller, do Departamento de Psicologia de Princeton em meados dos anos 50, mas não leve tal informação como um evangelho.

Estudos mais recentes afirmam que este número está entre 3 a 4 recordações, creio que a quantidade e velocidade das informações atualmente tendem a diminuir o número de lembranças imediatas que uma pessoa pode ter.

De qualquer forma 7, 3, 4, 5 apenas indicam uma limitação, devendo ser considerada por você profissional, quando interage com outra pessoa no seu ambiente de trabalho.

A dica que podemos tirar deste fato pode ajudar você profissional, a ter uma comunicação mais eficaz com seus clientes. Lembre-se:

Há um limite para quantas peças de informação podem ser mantidas na mente do seu cliente. 

Então:

Se você tem uma pizzaria, não adianta mostrar os 35 tipos de pizza para o cliente, ele não vai lembrar e vai ficar indeciso. Você complicou a vida dele, em vez de facilitar.

Se você vende tintas, não adianta mostrar 200 tipos de cores, isso só vai dificultar a escolha; já viram catalogo de cores em lojas de tintas, são monstruosos.

Se você vende automóvel, não adianta mostrar 10 modelos e marcas diferentes, você está provocando mais confusão no cliente.

Provavelmente você já passou por está situação, a de escolher 30 ou 40 fotos de um evento no meio de mais de 200 fotos, é difícil, você não consegue decidir, é trabalhoso, após algum tempo da escolha acha que esqueceu alguma foto significativa.

Esse limite é pequeno e facilmente alcançado. Além disso, a chance de sua mensagem, mesmo sendo guardada além da memória de curto prazo vai depender de sua capacidade de obter a atenção do cliente e associar algo emocional na informação.

Apresente sempre poucas informações, produtos, opção para seu cliente, tente manter-se entre 3 a 5, é mais fácil para ele decidir e analisar, e suas chances de vender aumentam.

Tudo isto porque a nossa memória de curto prazo para lembra coisas e fazer comparações é pequena e volátil.

0 comentários:

 

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O FOGO.

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - A RODA.

CONVERSAR ON-LINE

RESISTÊNCIA A MUDANÇAS - O 1º PASSO É SEU.

RECEBA BOX H NO SEU E-MAIL.

Copyright 2008-2012 © HOME I Homero Fischer All Rights Reserved • Design by Dzignine